Técnico em Eletrônica, Informática Equipamentos de Rádio Comunicação
 Inícial  Informática  Rádio Amador  contato Tectonny no YouTube===>  YouTube

TorreTorre

Espectro


SmeterSmeter

Antena

Banda Corrida

Faixas do Radioamador

pontoLegitima origem e primeira Rede Social do Mundo

Atualmente muitas pessoas não conhecem esse tipo de Radiocomunicação que já foi muito utilizado no passado e que foi perdendo lugar com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, que hoje deu lugar ao Telefone fixo, Celular e a Internet. E o que era serviço de comunicação virou Hobby. Faixas exclusivas organizadas em suas modalidades e ainda em classes entre as mais populares e nas frequências de 3.500 Khz faixa dos 80 Metros-Classe A-B, 7.000 Khz faixa dos 40 Metros-Classes A-B, 27.000 Mhz Faixa dos 11 Metros - Faixa do Cidadão, 144.000 Mhz faixa dos 2 Metros VHF Classe C. E ainda conhecidas pelo seu comprimeunto de onda 160, 120, 80, 40, 20, 10, 6, 2, 1 metro(s), 70 cm e 23 cm para Satélites, não posso esquecer de mencionar, mas são menos populares.

Nessas faixas de Rádio frequências se destaca a Faixa do Cidadão em 27 Mhz(Mega Hertz), também conhecida como 11 metros, sem necessidade de muitos conhecimentos técnicos o Cidadão pode Operar e adquirir licença sem muitas dificuldades na Anatel, sendo uma faixa que apenas exige éticas corriqueiras, como não debater assuntos relacionados a Política, Esportes e Religião, além da cordial educação de não fazer uso das palavras torpes. Existe restrição de potência nos equipamentos de operação que não supere 10 Watts de potência na modalidade AM/FM e 21 Watts em SSB, DSB/LSB/USB, mas nem todos seguem a regra.

Os Radioamadores além de se reunir para conversar, passaram se formar grupos de amigos, bem organizados, muita das vezes relacionando suas profissões como dos Caminhoneiros, Taxistas entre outros visando o circulo de amigos, realizando confraternizações, encontros e também ajudando em caso de Emergência e desastres ambientais.

Entre os Radioamadores há muitos mitos técnicos no qual quero aqui auxiliar e esclarecer e somar conhecimento aos amigos amantes do Radioamadorismo e fazer com isso melhores contatos possíveis em Rádio comunicação!

pontoDicas para sua Estação obter o máximo de rendimento

Apesar de inúmeros fatores de dificuldade nesse meio de comunicação se utilizando da Rádio Frequência, para se obter o melhor resultado de sua estação de Radio Amador esta como fator principal o meio irradiante, ou seja, a Antena e sua elevação. Esse seria o detalhe principal não adiantando muito você ter o melhor Rádio se sistema irradiante não estiver adequado.

Para que sua estação, qualquer seja a faixa de Operação, obtenha os melhores resultados, tem como prioridade que a altura da Antena supere ao menos os obstáculos mais próximos para que as ondas de transmissão possam se propagar sem dificuldade, o recomendado pelo antigo Dentel hoje o órgão fiscalizador e de controle a Anatel que uma Torre tenha entre 12 a 15 metros de altura, temos também a onda estacionária que essa consiste numa relação de um perfeito acoplamento entre o Transceptor a Antena em relação à frequência que se pretende operar, a onda estacionária ideal é uma relação entre a potência e o que realmente é entregue a antena 1:1, quando medimos a onda estacionaria quer seja em um equipamento de ROE ou no próprio equipamento esta uma das coisas mais importantes tanto para uma excelente transmissão como também evitando queima ou mesmo diminuindo a vida do equipamento.

Uma relação perigosa. Ajuste o Cal (onda direta) para medir a onde refletida, essa também chamada de onda estacionária ou ainda SWR, o Cal para o máximo da escala e agora verifique sua onda estacionária, e faça seguinte calculo, se sua estacionária estiver em 2 você além de estar transmitindo apenas a metade da potência enviada, o equipamento estará sofrendo aquecimento excessivo, a relação de 1:2 seria potência/ 2= potência real transmitida, sendo que estacionária em 2 ou acima o equipamento corre risco imediato de queima, mesmo em Câmbios Curtos, quanto menor a relação de estacionária é o melhor ponto, não esqueça da qualidade do cabo utilizado que deve ser levado em consideração.

A principal causa de problemas com a onda Estacionaria vai desde conservação da antena, varetas tortas quebradas e elementos faltando, deixando com isso fora do comprimento adequado, entrando água na Bobina interna de alguns modelos, oxidação de conectores ou mal soldados, cabos de má qualidade ou muito velhos que água acaba infiltrando ou mesmo esmagados alterando sua impedância ao longo de seu comprimento.

pontoDescargas Elétricas

Relâmpago
Relâmpago
Torre

Como também o aterramento da Torre pode evitar que descargas elétricas (Raio) possam ferir e até matar o Radio Operador e destruir equipamentos, independente se isso vá ajudar na transmissão.

A forma correta de aterrar consiste em três Hastes de Neutro ou ainda conhecidas como Haste de aterramento, com comprimento de 1,80 mínimos interligados por cabo nu de 10 mm, cada Haste de cobre de aterramento deve ficar no mínimo 1 metro de proximidade uma da outra se houver mais espaço melhor será. E o cabo que será ligado na Torre ou cano da antena também deve ter espessura mínima de 10 mm

Raio

Ou você prefere correr o risco?

Uma Torre sem aterramento o Raio descarrega em qualquer lugar com o aterramento ele é direcionado a Terra sem afetar equipamentos e a rede elétrica da casa.

Aterramento

Interferência na TVProblemas com TVI - Interferência nas Televisões?

Um dos problemas mais frequentes dos Radioamadores que acaba atrapalhando ambas as partes envolvidas e causadoras de muitas reclamações são as TVIs.

É causada por espúrios emitidos nas Transmissões, a questão maior seria como solucionar esse problema sem gastar muito

Entram os seguintes detalhes, a estação de início devera ter estacionaria 1:1 de cabos e antena em bom estado, sem varetas quebradas ou mesmo torto e deverá esta mais alta que as antenas de Televisão

Forma barata e simples de solucionar o problema consiste no aterramento do equipamento no negativo da fonte e a outra um Acoplador Manual que na realidade trata se de um filtro em "pi" passa faixa conseguindo com isso reduzir no mínimo 30% dos espúrios.

Quero deixar claro que ondas espúrias não são o mesmo que Harmônicos cuja Rádio Cidadão PX, devido a faixa de frequência de operação de 27 Mhz gera ondas harmônicas que coincidem sobre o canal 2 VHF de televisão analógica.

Temos como exemplos os seguintes harmônicos que correspondem ao dobro (Freq. x 2) da frequência, 1º Harmônico, 2º Harmônico(freq. x 3), 3º Harmônico(freq. x 4), sucessivamente infinito, esses são os harmônicos superior como também os inferiores, 1º Harmônico inferior(freq. /2), 2º Harmônico inferior(freq. /3). 3º Harmônico inferior (freq. /4)...

Observando que os Harmônicos vão se extinguido na maneira que vão se afastando da frequência de origem. No 1º Harmônico quer superior ou inferior terá uma potência reduzida que poderá corresponder a Metade, no 2º Harmônico cerca de 1/4 da potência, sucessivamente decaindo no, 3º Harmônico 1/8 da potência por fim ao ponto de ser insignificante e não interferir.

Com essa explicação espero deixar claro que o 1º Harmônico dificilmente pode ser eliminado que justamente interferirá no Canal 2 de televisão analógica Pal-M, mas com a soma de recursos é possível eliminar parte do sinal interferente.

Para caso mais extremos é recomendado o Filtro anti TVI, logo que ele eleva estacionária mesmo que não tenha e gera perdas de sinal na transmissão e recepção de no minímo 0,5dB

O Acoplador de Antena Manual ou Automático só é recomendado para equipamentos que não tenha ele internamente.

pontoTVI mas o problema não esta em minha estação?

Algumas vezes o Rádio Amador poderá se deparar com um problema que parece sem solução, já trocou cabo, Antena, fez aterramento, colocou uma torre alta e ainda continua dar TVI e naquele Vizinho "querido".

Como resolver o problema?

Em alguns casos o problema não esta na estação do Rádio Amador, mas sim nas antenas de Televisão, que vai desde o mal estado de conservação, desbalanceada em função de estar faltando varetas ou mesmo antenas de má qualidade.

Um problema persistente, devido à mudança para os aparelhos de sinal Digital, que estão na faixa do UHF no quais muitos equipamentos de Rádio Amador não deveriam interferir devido a elevada frequência.

Mas aí esta o problema, algumas antenas para a TVD indicadas tem Amplificadores que não são sintonizados e amplificam de tudo inclusive sinais que não pertence à Televisão.

A solução consiste em trocar a antena de Televisão por outra de alto ganho, porém sem amplificador de RF ou ainda conhecidos como Booster, porém tenha cuidado ao escolher a mais indicada no qual também tenho êxito para canais Digitais do 7 ao 13 VHF Alto e do 14 ao 80 de UHF. A foto esta abaixo:

Antena de TV UHF e Digital DTV

Não vou indicar uma marca, aqui não tem patrocinadores e sim soluções, pesquisadas e levadas acima de tudo, idoneidade do meu trabalho.

pontoCabo Grosso ou Fino, como escolher?

Muito simples se você for montar uma estação que não usara potências superiores a 50 Watts PEP, não será necessário o uso de cabo grosso, recomendo o RG 58, mas se você quer operar com altas potências não tenha dúvida que o uso do cabo RG 213(grosso), será uma necessidade.

Existem outras opções de cabos com menores perdas como o RG 218, porém mais difíceis de serem encontrados.

RG213

RG213

RG58

RG58

RG58

Como saber se o cabo é de qualidade, visivelmente por sua quantidade de malha que varia de 50% até 95% sendo esse de melhor qualidade.

Mas não paramos por aqui, com o surgimento do WI-FI e a tecnologia crescente dos Celulares surgem os cabos de ultima geração para 50 Ohms para Rádio Amadores, que de fato não deixam vazar nenhum campo de RF.

Cabos esses com uma camada ou mais de alumínio, proporcionando alta qualidade e baixíssima perda tendo o maior aproveitamento tanto nas baixas frequências HF, como nas extremamente altas SHF.

Cabos

ponto Comprimento do Cabo "O Mito"

O paradigma

Se um cabo esse de alta qualidade, se tem a impedância constante ao longo de seu comrimento como ele afetara a impedância e o comprimento de onda?

Cada dia mais a qualidade dos cabos nos surpreenderam ao ponto dos fabricantes fornecerem a velocidade de transferência de um cabo e a perda por quilômetros em decibéis que o cabo escolhido tem.

O coeficiente de velocidade essa por sua vez altera o comprimento de onda em função da resistência que o cabo oferece em relação a passagem do sinal alternado de alta frequência dessa forma a calcular deveria determinar que o começo da onda incida justamente no fim do cabo e no começo da antena, mas como determinar isso com precisão se o sinal é alternado e que o cabo não é perfeito isso é um contexto meramente acadêmico.

Por justamente essa alternância e ainda a falta de perfeição do cabo fica impossível determinar o momento dessa posição, passando ser irrelevante querer determinar o alternado e o impreciso cabo ou até mesmo um nó de onde esta dentro do cabo, em qual medida que seria em razão da frequência e o coeficiente do cabo sendo que mesmo assim há variações.

O que de fato importa é o fato de perda em dB por Km sendo que cada vez mais curto o cabo menor será a perda e essa defasagem do coeficiente será conseguida compensar meramente no ajusta da estacionaria da antena, sem mais e nem menos! Afinal chega de mito!

Porém que em antenas mais curtas ou encurtadas por indutores na base (bobinas), essas sim seguem um comprimento determinado do cabo em função para compensar o seu curto comprimento da antena mesmo assim esse encurtamento da antena as perdas são superiores a 3dB.

ponto Problemas com Ruídos e Interferência na recepção

Mais um importante detalhe para se somar aos seus conhecimentos

Muitos pensam que aquele fio terra que atualmente vai ao centro de tomadas é unicamente para livrar de choques esquecendo que ele elimina espúrios gerados por diversos equipamentos dentro de casa fazendo parte de uma filtragem e blindagem evitando com que ruídos elétricos também interfiram em outros aparelhos

Como na recepção de seu equipamento de Rádio Amador, com o sucessivo uso das fontes chaveadas e da Televisão Digital, esses aparelhos geram muitos espúrios, mas tem filtros internos para não propagar espúrios pela Rede elétrica com o “porém”, que funcionam melhor com a haste terra ligado.

Lâmpadas com reatores eletrônicos como as usadas em fluorescentes podem causar esses ruídos. A solução para essas são a troca pelas antigas lâmpadas Incandescente, mais aquecem que emite luz e tem consumo elevado e logo saíram de circulação ou então substitui las por de Leds sem fontes chaveadas, que ainda tem custo elevado.

Elemento de Antena

Antenas

Vou ampliar os conhecimentos de todos, a respeito de Antenas e como elas funcionam e seu desempenho

Começando por uma Antena, muito popular conhecida como "Bigode de gato" ou ainda por "Varal" de fácil de construção.

O nome técnico é Dipolo Aberto e serve Base para determinar, 0 dB. Ela irradia sinais de forma Lateral por ser Direcional e o seu comprimento total corresponde a, 1/2 onda e ela deve ser montada na Horizontal ou ainda em diagonal com um dos lados elevado ou ainda podendo ser montada na Vertical conhecida por Vertipolo, com a dificuldade apenas para sustenta lá, pois em seu comprimento sua sustentação só pode ser feita através de isoladores em seus extremos.

Antena Dipolo

O que determina o Comprimento desta antena é a Faixa de frequência que irá ser utilizada. Abaixo esta a direção cuja seus sinais se propagam e o ângulo de sua cobertura, algumas compensações podem ser realizadas nesta antena, para melhor casamento de impedância para o Rádio e cabo e assim conseguindo o máximo de rendimento.

Grafico da Antena Dipolo

Da seguinte forma, escolhe se o fio com um comprimento maior adiciona ao sistema um Medidor de ROE e vai cortando em cada lado, 10 cm até a estacionaria começar a diminuir e depois em, 5 cm até zerar a estacionaria na frequência central da faixa que se deseja operar, dessa forma consegue se melhor estacionaria independente do comprimento do cabo coaxial.

Ainda essa antena pode ser montada com ângulos diferente, porém sempre é necessário fazer ajustes no comprimento da antena com ajuda do Medidor de ROE.

Dipolo Diagonal

E ainda o Vertipolo, porém o mastro de sustentação passa ser um elemento interferente por ser metálico na propagação dos sinais.

VertPolo

Obs: As Antenas Dipolo Aberto são consideras neste formato com Impedância de 75 Ohms é muito comum se ver Balum (Bobina e ferrite), junto dos terminais na Antena principalmente para as faixas de 20, 40, 80.. metros, isso não esta errado e sim para casar a Impedância com o cabo geralmente de 50 Ohms, errado é colocar Ferrites no meio do cabo causando indutância ou seja resistência a passagem de RF, mas se for colocado no cabo de áudio do PTT ou Mike de ganho, aí podemos estar evitando a passagem ou ainda retorno de RF sem prejudicar o áudio!

Desta Antena a Dipolo aberto, deu origem a muitos outros modelos de Direcionais por exemplos.

Yagi, ela possui uma série de Elementos além do Dipolo que ajudam refletir e direcionar a tornando ainda mais direcional e focando e enviando toda a potência concentrada em uma única direção um ganho relativo de 9,3 dB.

Antena Direcional de 4 Elementos

Essa antena possui ajuste para estacionaria para que haja um pleno rendimento que deverá ser aferido com o medidor de ROE, saiba que não existe antena que o ajuste seja de fabrica todas na hora da instalação precisam ser ajustadas.

Não tenho a intenção de ensinar a fabricar antenas, sendo assim detalhes técnicos e cálculos para fabricação só serão informados se houver solicitações por e-mail, abaixo o lóbulo e ângulo cujos sinais são enviados como também sua cobertura.

Grafico da Antena direcional de 4 Elementos

No gráfico observe bem a concentração dos sinais é uma antena indicada para comunicação para longas distância (DX), na direcional se temos um equipamento que emite, 10 watts teremos para um lado, cinco watts e para outro, 5 watts (tome isso como mero exemplo explicativo para você obter uma noção).

No caso da Yagi esse equipamento de, 10 Watts irá emitir cerca, 8 watts em uma única direção, obtendo um alcance muito maior em uma única direção para transmissão e recepção.

Temos a Cross Yagi, a sua diferença é que ela abre um lóbulo maior em sua dianteira.

Antena Direcional Cross Yagi de 4 Elementos

Veja no gráfico a diferença, ela é muito utilizada no VHF devida o ser muito diretivo isso amplia a cobertura dos sinais mesmo que não esteja exatamente direcionada.

Grafico da Antena Direcional Cross Yagi de 4 Elementos

Ainda dentro do campo das antenas Direcionais temos a Antena Quadra Cúbica, uma antena muito cobiçada por sua eficiência exclusiva para longas distâncias seu formato é de um Dipolo Fechado proporcionando um ganho muito maior na recepção e como um trampolim joga os seus sinais para frente sendo muito eficiente cerca de; 10,2 dB.

Antena Quadra Cúbica de 4 Elementos

No gráfico abaixo esta uma esboço de sua eficiência, essa antena também tem ponto de ajuste de estacionaria no comprumento de seu elemento Radiante e sua impedância é de cerca 240 Ohms, entra a importância de um Baloon de 4:1 para seu funcionamento perfeito para um cabo e equipamentos de 50 Ohms. Seus cálculos construtivos são complexos, pois leva em consideração o comprimento de cada elemento quadrado a extensão do fio e diâmetro do mesmo além da distância de cada elemento como também o material utilizado em sua construção, para sustentar cada elemento sem causar indutância e reatância como na Yagi.

Grafico da Antena Quadra Cúbica de 4 Elementos

Vamos agora abordar sobre antenas Verticais ainda conhecidas como omni direcionais, ou seja, que transmite em todas as direções, como primeira neste modelo e cuja é a Mãe das Antenas 5/8 de onda e chamada de Antena Plano Terra 1/4 de onda seu ganho é -2 dB.

O ajuste da estacionaria pode ser tanto no comprimento do elemento Vertical como na inclinação dos elementos Radiais desta antena. Porém essa Antena tem uma Banda larga cuja você pode operar em uma grande faixa de frequências com estacionaria de 1:1 e que não passe de 1:2.

Antena Plano Terra de 4 Radiantes

Neste modelo temos também alguns dados de fácil construção, porém seu ganho chega ser incrivelmente inferior a antena Direcional mais simples, logo abaixo tenho o seu gráfico mostrando como seus sinais são irradiados e percebe se que não é bem em todas as direções, mas visível em função de seus elementos Radiais cria se lóbulos.

Grafico da Antena Plano Terra de 4 Radiantes

Esse gráfico serve também para Antena de 5/8 de quatro Radiais, porém sua eficiência em relação ao alcance é maior, porém que as antenas Bobinadas em curto para casar impedância ganhos em torno de 4 a 6 dB, têm excelente relação sinal/ruído, mas problemas com aquecimento na Bobina e perdas na transmissão e não suportam grandes potências, o ajuste de estacionaria no elemento Vertical denominado Gama.

Na procura de melhoria na Antena 5/8 de onde surgiram dentro do mesmo perfil, melhorias na Bobina que passou ser aberta e nos modelos de Bobina aberta e com ajustáveis na própria Bobina e na Vareta do Gama, permitindo um espectro maior de Faixas, podendo operar em 12, 11 e 10 metros e com isso até em outros faixas com auxilio de acoplador de Antena, fator de ganho entre 6 a 9 dB dependendo do número de Radiantes, isso literalmente acabaram os problemas de aquecimento e perdas por causa da Bobina em curto com o porém essa Antena tem um ganho elevado na recepção mas a relação sinal/Ruído não é bom, pois se tornou sensível ao ruído de energia estática, surgiram no Brasil, Antena Presidente com 4 radiais e posteriormente a Sábia máster de 4 e 6 Radiais, abaixo uma foto da mesma. Atualmente a empresa Steelbras (www.steelbras.com.br), produz com 4 Radiais a eficiência em torno de 6 dB Modelo: AP0163.

Antena 5/8 de comprimento de onda de 6 Radiais

No gráfico dessa tão sofisticada Antena no caso a de 6 Radias temos a seguinte forma de cobertura.

Grafico da Antena 5/8 de comprimento de onda de 6 Radiais

Em outra Antena também 5/8 de onda o fabricante da Sírio inovou aumentando ainda mais a quantidade de Radiais, melhorias também na Bobina que essa passou ser blindada porém não pode ser ajustada como o que ocorre com antena Sábia, o ajuste da onda estácioria esta na vareta principal no extremo da ponta chamado Gama, operando nas faixas de 11 e 10 metros porém devido o aumento dos Radiais entre 16 em algumas até 20 diminuiu o seu alcance, não tem problemas de aquecimento e perdas por causa da Bobina com o porém essa Antena tem um ganho elevado na recepção mas a relação sinal/Ruído não é bom, pois se tornou sensível ao ruído de energia estática a eficiência em torno de 4 dB.

Antena Sirio

No gráfico dessa Antena que também em razão das melhorias forma de cobertura.

Grafico da Antena Sirio

Outra Antena a 7/8 de onda copia de um modelo antigo pela primeira vez fabricada pela “The Antennas Specialist co”, em 1980 a Avanti ganhou um número de patente: 4282531 USA. Podendo serem feitas em 3/4 de onda até 7/8 sendo que com comprimentos físicos para 27 MHz faixa do PX entre 8,5 e 9,15 metros de elemento radiante relativamente comprido, temos um "cone" com 3 ou 4 radiais, que são cerca de 1/4 de onda e eletricamente conectado à parte inferior da seção vertical de 3/4 onda em um ângulo agudo. No elemento de ajuste de Impedância gama match e ajuste de Gama que esse porém operando em uma única faixa de 11 metros, devido o aumento de seu comprimento trouxe elevado ganho de 6,5dB mas uma faixa estreita expandindo seu alcance, não tem problemas de aquecimento em grandes potências e baixa perdas em seu ajuste devido formato, passando ter elevado ganho na recepção e excelente relação sinal/Ruído devido seu tipo de ajuste.

Antena Avanti

No gráfico dessa Antena que tem melhorias forma de cobertura.

Grafico da Antena conica

Elemento

Polarização das Antenas

Pode parecer pouco significativo, mas também influência tanto na recepção como na transmissão.

Pelo simples fato da posição de uma antena.

Antenas como Dipolo Aberto, Direcional, Quadra cúbica apresentam uma orientação de sinal na Horizontal, sendo conforme figura abaixo.

Polarização Horizontal

Antenas na polarização Vertical têm a Verti pólo, Cross Yagi, Plano Terra e as 5/8 de onda, abaixo esta a forma de e orientação que os sinais são emitidos dessas Antenas.

Polarização Vertical

Esses posicionamentos de Antenas e conforme mudando a orientação dessas ondas em planos Horizontais e vertical, podemos sofre também menos ou maior rendimentos nas recepções e transmissões nos ajudando a entender melhor como as ondas se propagam por nosso éter.

Nas baixas frequências devido à onda de Rádio frequência sofrer deflexão na atmosfera essas orientações de sinais não são tão relevantes, mas podemos dizer que se você tem uma Antena na vertical e transmite, quem estiver com outra antena na mesma posição vertical poderá obter um sinal um pouco melhor e assim também na horizontal.

Nas altas frequências VHF vão se tornando mais diretivas e passa a ter uma diferença significativa na diferença de sinais com a mudança desses planos de vertical para Horizontal chegando a -3 dB, em SHF a diferença chega a ser absurda ao ponto de não se ouvir os sinais relativo da antena ter planos diferentes chegando - 60dB..


Modelos de Conectores para Rádio frequência

VHF Visualmente


Assista vídeo de como soldar corretamente o conector macho UHF




Efeito da Propagação

Este efeito afeta o meio comum da Rádio comunicação mundial.

Favorecendo ou não as comunicações alterando seu alcance devido efeitos atmosfericos no qual propicia que determinadas faixas de frequência obtenha mais alcance dependendo dessas contições.

A refração que se trata do reflexo que ocorre em determinadas faixas de frequência na Ionosfera, fazendo que esse efeito propague as ondas eletromagneticas obtendo um maior alcance.

Sendo que o alcance em determinadas faixas de frequência tento um alcance mundial conforme condições atmosfericas especiais.

Condições como o verão Solar ocasiana mais esse efeito, são periodos que se obtem melhor resultados da Propagação de maneira qual obtem mais refração e maior alcance conforme faixa.

Propagação

Faixa dos 80 metros obtendo um alcance Internacional, podendo variar conforme condições

Faixa dos 40 metros obtendo um alcance Nacional, podendo variar conforme condições

Faixa dos 20 metros obtendo um alcance Nacional, mas de maneira que quanto menor o comprimentos de Onda em relação a frequência mais altas, menos é afetado por essa condição de Refração que funciona como espelhos na atmosfera e no solo favorezendo o efeito que denominamos Propagação.

Propagação

Faixa dos 3 metros obtendo um alcance local, cuja a partir das frequências de 100Mhz e acima do espectro do VHF no qual deixa de ser afetado por este efeito Atmosférico e passa sim ter alcance que depende da Topográfica ou seja Morros ou Montanhas e obstaculos como Prédios e ainda a própria curvatura de nosso planeta Terra, passa ser fatores que afetam até podendo dizer que frequências elevadas tem o mesmo alcance visual de nossos olhos pois tem o comportamento similar ao da Luz.

VHF Visualmente


Problemas de Saúde causados por RF e Cuidados

Apesar do interesse do ser humano e curiosidade em explorar toda a tecnologia existente a Rádio Frequência (RF), desperta um interesse todo especial, mas existem riscos a saúde no qual vou abordar e com especial atenção aos cuidados que se deve tomar.

Sabemos por experiência que pessoas que operavam nas frequências de 1.800 Khz até 7.500 Khz mesmo com grandes potências foram pouco prejudicados pelos campos gerados em função desses equipamentos e potências relacionados, mas quando o ser humano começou a trabalhar em frequência cada vez mais elevadas, também começaram surgir problemas de saúde mais sérios e complicados pois até então não era conhecido os efeitos sobre o organismo humano exposto ao RF.

Em todos os casos ficou evidente que potências elevadas de acordo com a faixa usada consiste no maior problema, acima de 10 Watts na faixa conhecido como 11 metros temos efeitos que afetam a pele deixando a morena e quando mais elevada a potência temos os seguinte efeitos como câncer de próstata que também pode estar ligado ao tabagismo e pode causar desinteresse sexual, frequências na faixa do VHF associadas a potência acima de 1 Watt temos relatos dos seguintes problemas de saúde relacionados como câncer no intestino e no aparelho digestivo, o maior problema consiste nos HTs, que são rádios de comunicação portáteis cuja sua antena fica justamente próximo a cabeça do Radioamador há relatos de tumores no cérebro, na faixa de telefonia celular já foi comprovado a ocorrência na época que os aparelhos celulares eram verdadeiros Tijolos e operavam com potência que variavam de 1 à 2 Watts há registro de Tumores no celebro das pessoas que usavam muito o Celular por longos períodos, após muitos anos órgão reguladores limitaram a potência dos celulares em apenas 0,6 Watt, pois cada vez mais elevada a frequência mais ela penetra profundamente no corpo humano mesmo com a diminuição da potência lembramos que a antena do Celular esta justamente dentro dos novos aparelhos e radiação do RF justamente atinge a Cabeça dos seus usuário e se no bolso da calça afeta a próstata e em mulher grávidas também podem afetar o feto.

Como falar a vontade em seu equipamento de Radioamador sem ter esses problemas, muitos dos Radioamadores já fazem isso o uso de cabo blindado e antena distante do Radio operador aterramento da caixa metálica do equipamento como também nunca usar o equipamento sem suas tampas metálicas, mas e nos casos de HT ou mesmo aparelhos de Celular que a antena esta próxima da cabeça do usuário? Opções de conexão com antena externa é a solução indicada nos casos dos HTs no caso dos Celulares fazer uso de fones de ouvido cuja já esta integrada o microfone e dessa forma manter o aparelho Celular longe do corpo quando estiver em uso.

Elemento

Tabela de dB

dB (deciBel) relação entrada/Saída (ganho) Nivel
0 1 0,7
3 2 1,414
6 4 2
9 6 2,7
10 10 3,16
20 100 10
30 1000 31,6
40 10 000 100
60 100 000 1000

Observe que, 0 dB (zero dB) equivale a uma relação de 1 e 3 dB equivale a uma relação de 2 (em potência), e 10 dB por acaso equivale a uma relação de 10. Resumindo:

+3 dB equivale a multiplicar por 2

+10 dB equivale a multiplicar por 10

-3 dB equivale a dividir por 2

-10 dB equivale a dividir por 10

Espero ter esclarecido alguns equívocos, mas observe na tabela o sinal de 9 bB, agora +10dB, veja como o 10 é bem mais elevado que o 9dB. Isso demonstra bem essa relação não linear na medida desses sinais é uma escala Logarítmica, não entrarei em detalhes matemáticos a intenção é evitar equívocos ao querer deduzir a relação de sinal.

Lembrando que estamos falando de sinais de RF (Rádio Frequência) e a relação de zero dB, vem da comparação com a Antena Dipolo aberta simples.

Elemento

Animação de ProgressoProjetos para sua estação sair do Fundão de PoçoAnimação de Progresso


Checrutamento ou Esticamento

O que é isso? Consiste em aumentar a quantidade de canais existente em um equipamento

De forma expandir seus contatos sendo que atualmente os canais acima do, 40 na faixa dos 11 metros que tem sido utilizado para fazer contato de longas distâncias “DX” e também para SSB

Vou colocar aqui para todos. A forma que serve para todos os Rádios PX que usarem o PLL MB 8719, com o máximo número possível de canais

Espero que saibam aproveitar a dica, e sempre que for mexer em um PLL de um Radio amador usar um Ferro de solda com aterramento para evitar queimar com energia estática

E sempre antes de ligar verifique se não o curto por solda entre as trilhas da placa de circuito impresso

Alerto que a Anatel oficialmente só reconhece para o PX a frequência de até 27.855.0 Mhz que eles afirmam ser canal 80, mas é o canal 85

Acima desses Canais é considerada infração e se você fizer uso acima desses canais pode ter o Rádio e a estação lacrada e se não tiver a licença adequada, como também a potência que esta indicada em seu Fistel conforme faixa de operação. Qualquer Rádio modificado fora de seu original não é considerado homologado sem uma inspeção do órgão competente, Anatel. Click no esquema abaixo e imprima a Tabela dos canais de -15 à 108, que só serve para o Cobra 148 GTL usando PLL original, PLL da Ranger a tabela é diferente.

Click e baixa a Tabela deste checrutamento 108 Canais

Cabo Coaxial

circuito"Esticamento" para Rádios que usam o PLL MC 145106P. Super Star 3900, Cobra 148 GTL plus, Galaxy Pluto, Galaxy Saturn, Alan 87, Alan 8001, Voyager 95, Voyager 9000 etc..

Para obter as frequências de 28,325 Mhz até 29,595 Mhz nestes rádios chaveando em conjunto com a chave nas Bandas E e F e mais as chaves G e H!

Tire os “Jumper” dos pinos 10 e 11 do PLL MC 145106 e substitua por diodos que saem do CI 7 do pinos 12 e 13. e coloque chaves conforme figura abaixo:

Esticamento de canais


circuitoEsticamento de Canais Versão II com apenas uma chave alterando as bandas D,E e F

Esticamento de canais


circuitoE para você sempre Transmitir na mesma frequência que Recebe, deixo a dica de Unificação de Sintonia para os PX que tem dupla sintonia!

Unificação de Sintonia


circuitoPower Modulation AM para Cobra 148 GTL, Chicago, Malasia e China

Power Modulator


circuitoChave de Retorno no AM para Cobra 148 GTL, Chicago, Malasia e China

Talck back


Abaixo um simples projeto de medidor de ROE


Projeto Medidor de Roe

Equipamento similar comercial que também mede Potência de Transmissão

Madidor de Roe

Equipamento essencial para qualquer Radioamador que se considera, pois para que tudo funcione perfeito a onda refletida (SWR) tem que esta no Zero.

Cabo Coaxial


anuncioanuncio

Mike Ganho

AspasRodadas de São Paulo - BrasilAspas


Cabo Coaxial

Grupo Rota 61


Operando na Frequência 27.615.0 Mhz - Canal 61 dos 11 Metros

A partir das 19 Horas de segunda à sexta

Finais de semana o dia todo até às 22 horas


Site: Grupo Rota 61


Cabo Coaxial



Esquemas e Manuais de Serviço

Você que precisa de esquemas elétricos originais de seu equipamento ou Manual de serviço, quer seja PX ou Radioamador e não consegue encontrar. Entre em contato por e-mail, nós procuraremos para você.

Pelo valor de apenas R$ 6,00 (Seis Reais) depósito em conta corrente, enviamos o esquema em seu e-mail, basta nos fornecer a Marca e modelo de seu equipamento

.:Esquemas e Manuais de Serviço Gratis:.

Pasta Esquemas de Amplificadores Lineares "Botas"
Pasta Esquemas e manuais de serviços Cobra
Pasta Esquemas Modificações Para MosFet
Pasta Esquemas e manuais de serviços Delta
Pasta Esquemas e manuais de serviços Drake
Pasta Esquemas e manuais de serviços Emperor e Uniden
Pasta Esquemas e manuais de serviços ICOM
Pasta Esquemas e manuais de serviços Kenwwod
Pasta Esquemas e manuais de serviços Yaesu
Pasta Esquemas e manuais de serviços Voyager


Cabo Coaxial

Codificação para Rádio Amadores

Obs:Essas codificações foram desenvolvidas para encurtar e facilitar os comunicados via Rádio, devido à necessidade de comunicações rápidas e curtas e em razão das interferências podendo ser mais bem compreendido. Código Q é o mais antigo e posteriormente surgiu o código 10, muito usado entre caminhoneiros dos Estados Unidos, em função do tempo e atenção em conduzir ser essencial para que não tire a atenção da estranha.

Código Q Significado Código 10 Significado
CQ chamada Geral 10-1 Recebendo pobremente
QAP Permaneça na escuta 10-2 Recebendo bem
QMR Eu estou chamando na freqüência 10-3 Parada transmitindo
QRA Nome da estação 10-34 Problemas nesta estação
QRB Qual a distância? 10-35 Informação confidencial
QRD Para aonde vai e de onde vem? 10-36 Tempo correto é/Hora certa
QRE Hora de chegada 10-37 Causar danos se necessário a
QRF Local a que regressa 10-39 Sua mensagem foi entregue
QRG Freqüência de operação/Canaleta 10-4 OK, mensagem recebida
QRH Sua freqüência varia 10-41 Por favor ligue para o canal
QRI Qual a qualidade dos meus sinais? (1 bom, 2 pobre, 3 regular) 10-42 Acidente de trânsito em
QRJ Esta recebendo mal os meus sinais? 10-43 congestionamento de tráfico em
QRL Está ocupado? 10-44 Eu tenho uma mensagem para você
QRM Interferência 10-45 Todas as unidades dentro de alcance por favor relatório
QRN Interferência atmosférica ou estática 10-5 = 10-38 mensagem transmitida Ambulância precisou a
QRO Aumentar sua potência 10-6 Ocupado, esteja por
QRP Diminuir sua potência 10-7 Fora de serviço, deixando ar
QRQ Transmitir mais rápido 10-8 Em serviço, sujeito a chamada,
QRS Transmitir mais devagar 10-9 Repita a mensagem
QRT Fim de transmitir 10-10 Transmissão completou, de pé por
QRU Você tem algo para mim? 10-11 Falando muito rapidamente
QRW Devo avisar que você esta sendo chamado na freqüência.. 10-12 = 10-50 Solicitação de oportunidade no canal Break
QRY Qual é a minha vez de transmitir 10-13 Aconselhe Tempo / Estrada condições
QRV Você está pronto/disposição? 10-16 pegar a
QRX Aguarde nessa freqüência 10-17 Negócio urgente
QRZ Quem está me chamando? 10-18 Qualquer coisa para nós?
QSA Qual é a intensidade do meu sinal? 10-19 Nada para você, retornar à base relatório
QSB Minha intensidade de sinal varia? 10-20 Minha localização é
QSC Sua embarcação é de carga? 10-22 Informe pessoalmente para
QSD Minha manipulação(morse) é bom 10-24 Completaram última tarefa
QSE Deslocamento da embarcação de salvamento 10-25 Possa você contacta
QSF Minha transmisão automática é Bom(Vox) 10-26 Desconsidere última informação
QSG Enviar ... mensagem de uma só vez 10-27 Eu estou se movendo para local de destino
QSI Não consegui interrompe a estação… 10-28 Identifique sua estação
QSJ Taxa, dinheiro, Valor monetário ou taxa 10-29 Tempo acabou para contato
QSL Pedido de confirmado/entendido de uma mensagem 10-30 Não conforme a regras de FCC
QSK Devo continuar com a menssagem completa 10-32 Eu lhe darei um checagem de Rádio
QSM Repita a última mensagem 10-33 = 1-20 TRÁFEGO DE EMERGÊNCIA Polícia necessária a
QSN Escutou-me? 10-45 Todas as unidades dentro de alcance por favor
QRA Nome da estação 10-60 Qual é o próximo número da mensagem?
QSO Comunicado ou contato entre estações 10-62 Impossibilitado a cópia, o uso do telefone
QSQ Há médico no local? 10-63 direcionado para
QSP Retransmissão de mensagem de outra estação(ponte entre estações) 10-64 Caminho limpo
QSR Repetir chamada na freqüência 10-65 Esperando sua próxima mensagem/tarefa
QSS Freqüência de trabalho habitual 10-67 Todas as unidades de cumprimento
QST Comunicado de interesse geral 10-71 Proceda em seqüência com transmissão
QSU Trans / rece na mesma freqüência 10-77 Negativo
QSV Transmita uma série em “V” 10-81 quarto de hotel para reserva
QSW Vai transmitir nesta freqüência? 10-82 Reserve espaço para
QSX Escutarei sua chamada na freuência.. 10-84 Meu número de telefone é
QSY Vou transmitir em outra freqüência 10-85 Meu endereço é
QSZ Transmissão pausada (em trechos) 10-91 Conversa mais perto do microfone
QTA Anule a mensagem anterior 10-93 Verificar minha freqüência este canal
QTB Você concorda com o número de palavras? 10-94 Por favor me dê uma contagem de tempo
QTC Mensagem importante 10-99 Missão concluída, todas as unidades de segurança
QTD Esta de acordo com número de palavras 21/10 Chamada por telefone
QTE Orientação de posição 23/10 aguarde contato
QTH Local da estação
QTR hora exata
QTJ Velocidade aproximada
QTN Hora de saída
QTR Hora certa
QTU Horário de transmissão
QTI Rumo ou destino no momento
QTL Almoço/jantar
QTQ Comunicação por código Q
QTS Transmita seu indicativo
QTW Estado dos sobreviventes
QTX Sairei por tempo indeterminado
QRY Quando será minha vez de transmitir
QRZ Quem me chama?
QUA Notícias de alguém
QUB Informações de visibilidade, nublado
QUD Recebi seu sinal de urgência
QUF Recebi seu sinal de perigo/socorro
QUG Precisa fazer pouso forçado no Mar
QUK Pode me passar condições Maritima
QUT Local de um acidente
QUM Acabou o tráfego de Socorro/Emergência/Perigo

Cabo Coaxial





Evolução do uso do Espectro RF ao longo do Tempo

Espectro da Rádio Frequência

Formato da Onda Modulados em AM e FM

Tipos de Modulação

Faixas de Frequência e para Radioamadores

Aplicação e Comprimento de Onda Faixa de Frequência
Radioamador Classe A (OL) - 2200 Metros 135,7 à 137,8 Khz
Radiodifusão Ondas Longas (OL) - 800 Metros 200 à 450 Khz
Radioamador Classe A (OL) - 630 Metros 472 à 479 Khz
Radiodifusão Ondas Média (OM) - 300 Metros 530 à 1.600 Khz
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 160 metros 1.800 à 2.000 Khz (HF)
Radiodifusão ondas curtas - 120 metros 2.300 à 2.495 Khz (HF)
Radiodifução Ondas Curta - 90 metros 3000 à 3400 Khz (HF)
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 80 metros 3.500 à 4.000 Khz (HF)
Radiodifução Ondas Curta - 70 metros 4000 à 5200 Khz (HF)
Radioamadorismo (Geralmente LSB) - 60 metros 5.351,5 à 5.366,5 Khz (HF)
Radiodifução Ondas Curtas - 49 À 41 metros 5.400 à 6.200 Khz
"Faixa Experimental" SSB (faxinha) - 40 metros 6.800 à 7.000 Khz (HF)
Radioamadorismo - 40 metros 7.000 à 7.300 Khz (HF)
Radiodifução Ondas Curtas - 39 à 31 metros 7.300 à 9.600 Khz
Radioamadorismo - 30 metros 10.100 à 10.150 Khz (HF)
Radioamadorismo - 20 metros 14.000 à 14.350 Khz (HF)
Radioamadorismo - 17 metros 18.068 à 18168 Khz (HF)
Radioamadorismo - 15 metros 21.300 à 21.450 Khz (HF)
Radioamadorismo - 12 metros 24.890 à 24.990 Khz (HF)
Faixa do Cidadão - PX - CB - 11 metros 26.915 à 27.865 Khz (HF)
Radioamadorismo - 10 metros 28.000 à 29.700 Khz (HF)
Telefones Sem fios (antigos) - 6 metros 46.000 à 50.000 Khz
Radioamadorismo - 6 metros 50.000 à 54.000 Khz
Canais de TV analógico 2 ao 4 *Sem sinal analógico 54.000 à 72.000 Khz
Faixa exclusiva das Forças Armadas 33.000 à 45.000 e 73.000 à 75.000 Khz
Canais de TV analógicos 5 e 6 *Sem sinal analógico 76.000 à 88.000 Khz
Sinais de TV a Cabo 7.000 à 43.000 Khz dados e 55.250 à 1.001.750 Khz Canais
FM Radiodifusão - 3 metros *Será ampliada para 75 até 108 Mhz 88.000 à 108.000 Khz
Faixa exclusiva Aviação 118.000 à 136.000 Khz
Satelite Meterológico 137.500 à 137.620 Khz
Policia Federal 140.520 à 142.230 Khz (VHF)
Rádio Taxi 138.000 a 143.600 Khz (VHF)
Radioamadorismo VHF - 2 metros (Faxinha do VHF) 143.900 à 144.000 Khz (VHF)
Radioamadorismo VHF - 2 metros 144.000 à 148.000 Khz (VHF)
Rádio Taxi 148.000 à 150.050 Khz (VHF)
Comunicação Maritima 156.050 à 162.025 Khz (VHF)
Faixa exclusivo ; Ferroviária, Link de Estudios 162.100 à 164.600 Khz (VHF)
Telefonia Rural 164.610 à 171.090 Khz (VHF)
Faixa exclusivo ; Policia (digitalizado), Bombeiro e Ambulâncias COPOM SP 166.150 à 173.310 Khz (VHF)
Faixa exclusivo ; Link de Estudios 175.000 à 176.000 Khz (VHF)
Canais de TV analógico(desligado), e Digitais 7 ao 13 176.000 à 213.000 Khz (VHF)
Radioamadorismo UHF - 1,3 metros 220.000 à 225.000 Khz (UHF)
Telefonia Rural 242.525 à 259.375 Khz (VHF)
Radionavegação aeronáutica 328.500 à 400.050 Khz (UHF)
Radioamadorismo - 70 Centimetros 430.000 à 440.000 Khz (UHF)
canal 1 - Talkbout 462.562,5 Khz (UHF)
canal 2 - Talkbout 462.587,5 Khz (UHF)
canal 3 - Talkbout 462.612,5 Khz (UHF)
canal 4 - Talkbout 462.637,5 Khz (UHF)
canal 5 - Talkbout 462.662,5 Khz (UHF)
canal 6 - Talkbout 462.687,5 Khz (UHF)
canal 7 - Talkbout 462.712,5 Khz (UHF)
canal 8 - Talkbout 467.562,5 Khz (UHF)
canal 9 - Talkbout 467.587,5 Khz (UHF)
canal 10 - Talkbout 467.612,5 Khz (UHF)
canal 11 - Talkbout 467.637,5 Khz (UHF)
canal 12 - Talkbout 467.662,5 Khz (UHF)
canal 13 - Talkbout 467.687,5 Khz (UHF)
canal 14 - Talkbout 467.712,5 Khz (UHF)
canal 15 - Talkbout 462.550,0 Khz (UHF)
canal 16 - Talkbout 462.575,0 Khz (UHF)
canal 17 - Talkbout 462.600,0 Khz (UHF)
canal 18 - Talkbout 462.625,0 Khz (UHF)
canal 19 - Talkbout 462.650,0 Khz (UHF)
canal 20 - Talkbout 462.675,0 Khz (UHF)
canal 21 - Talkbout 462.700,0 Khz (UHF)
canal 22 - Talkbout 462.725,0 Khz (UHF)
Canais de TV Digitais 7 ao 13 e do 14 ao 80 176.000 à 213.000 e 469.000 à 800.000 Khz (UHF)
Faixa Celular Digitais 4G (dados) Em implatação 750.000 à 850.000 Khz (UHF)
Faixa Celular Digitais/Analógicos e 3G (dados) Operadora Vivo Bandas A, B e C 850.000 à 894.000 Khz (UHF)
Faixa Telefone Celular para Aeronautica Digitais/Analógicos 894.000 à 8960.000 Khz (UHF)

Faixa utilizada para câmeras espiãs transmissão de vídeo

900.000 Khz (UHF)

Telefones sem fio comum e digitalizados e Radioamadorismo - 33 centimetros 902.000 à 928.000 Khz (UHF)
TV Satelite Analógica e Links e Emissoras de FM 960.000 à 1.430.000 Khz (UHF)
GPS - Sistema de Posicionamento Global 1.227.000 Khz (UHF)
Radioamador - 23 centimetros 1.240.000 à 1.300.000 Khz (UHF)
GPS - Sistema de Posicionamento Global 1.575.420 Khz (UHF)
Satelite link - UHF 1.685.700 à 1.707.000 Khz (Microondas)
Faixa Celular Digitais e 3G (dados) Operadoras; Tim, Oi, Claro, Unicel, TNL 1.710.000 à 2.100.000 Khz (UHF)
Radioamadorismo - 13 centimetros 2.300.000 à 2.450.000 Khz (Microondas)
Forno de Microondas Freq ressonância da Água 2.450.000 Khz (Microondas)
Comunicação de Dados Wi-fi e Telefones sem fio Digitalizados protocolo 802.11a 2.400.000 à 2.500.000 Khz (Microondas)
TV por Microondas "TVA" 2.650.000 a 2.700.000 Khz (Microondas)
Telefonia Celular por Satelite 2.700.000 a 2.750.000 Khz (Microondas)
Serviço de metereologia 2.750.000 a 2.900.000 Khz (Microondas)
Radares - SHF - 10 cm 3.000.000 à 3.200.000 Khz (Microondas)
Radioamadorismo SHF - 9 centimetros 3.300.000 à 3.500.000 Khz ((Microondas)
Internet corporativa SHF 3.450.000 à 3.550.000 Khz ((Microondas)
Banda C TV analogico Satelite Emissoras de FM e Links - SHF 3.628.000 à 4.129.000 Khz (Microondas)
Radares - SHF 4.130.000 à 5.000.000 Khz (Microondas)
Tecnologia dos Wi Fi (equipamentos eletrônicos sem fios) SHF 5.150.000 à 5.600.000 Khz (Microondas)
Radioamadorismo SHF - 5 centimetros 5.650.000 à 5.925.000 Khz (Microondas)
Telefones sem fio 4ª Geração Digitalizados protocolo 802.11a SHF 5.725.000 à 5.850.000 Khz (Microondas)
Banda C TV sinal de Subida das Emissora para Satelite - SHF 5.850.000 à 6.450.000 Khz (Microondas)
Banda C TV Digital Satelite - SHF 6.500.000 à 7.200.000 Khz (Microondas)
Radioamadorismo SHF - 3 centimetros 10.000.000 à 10.500.000 Khz (Microondas)
Radioastronomia - SHF 10.600.000 à 10.700.000 Khz (Microondas)
Radio Digital - SHF 10.700.000 à 11.700.000 Khz (Microondas)
Banda KU TV Digital canais por Assinatura(pagos) - SHF 10.974.000 à 12.600.000 Khz (Microondas)
Pesquisa espacial (espaço distante) - SHF 12.750.000 à 13.250.000 Khz (Microondas)
Banda KU TV sinais subida para satelite - SHF 13.750.000 à 14.800.000 Khz (Microondas)
Banda predomína comunicação entre satélites e radionavegação e radiolocalização - SHF 22.550.000 à 24.750.000 Khz (Microondas)
Radioamadorismo - 1,2 centimetros 24.000.000 à 24.050.000 Khz (EHF)
Radares de velocidade - 1 cm 35.000.000 Khz (EHF)
Radioamadorismo - 6 milímetros 47.000.000 à 47.200.000 Khz (EHF)
Banda predomína comunicação entre satélites - EHF 57.000.000 à 75.900.000 Khz (EHF)
Radioamadorismo - 4 milímetros 76.000.000 à 81.200.000 Khz (EHF)
Radioamadorismo - 2,5 milímetros 122.250.000 à 123.000.000 Khz (EHF)
Radioamadorismo - 2 milimetros 134.000.000 à 141.000.000 Khz (EHF)
Radioamadorismo - 1 milimetros 241.000.000 à 250.000.000 Khz (EHF)
Espectro Infra Vermelho - invisivel 300.000.000 à 750.000.000.000 Khz (IR)
Espectro de luz visivel e variação de cores 900.000.000.000 à 20.000.000.000.0000 Khz (LUZ)

Frequência das Cores da luz Visivel


Frequência das Cores da luz Visivel


Espectro de Ultra Alta Frequência de luz Visivel, invesivel e Radiações

Código Fonético

Sigla internacional País Eletrônica
A Alfa América Antena
B Bravo Brasil Bateria
C Charlie Canadá Condensador
D Delta Dinamarca Diodo
E Eco Europa Estática
F Fox França Filamento
G Golf Guatemala Grade
H Hotel Holanda Hora
I Índia Italia Intensidade
J Juliet Japão Jack
K Kilo Kwait Kilowatt
L Lima Londres Lampada
M Myke México Manipulador
N November Noruega Negativo
O Oscar Oceania Onda
P Papa Portugal Placa
Q Quebec Quênia Quadro
R Romeo Roma Rádio
S Sierra Santiago Sintonia
T Tango Toronto Terra
U Uniform Uruguai Unidade
V Victor Venezuela Válvula
W Whisky Washington Watt
X Ex-Ray/Xilofono Xingu Xadrez
Y Yankee Yucatan I-Grega
Z Zulu Zanbibar Zero
0 Negativo
1 Primo
2 Segundo
3 Térceiro
4 Quarto
5 Quinto
6 Sexto
7 Sétimo
8 Oitavo
9 Nono

Regiões Geográficas no Brasil

Rio de Janeiro e Espírito Santo
São Paulo
Rio Grande do Sul
Minas Gerais
Santa Catarina e Paraná
Bahia e Sergipe
Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará
Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Amapá
DDistrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Fernando de Noronha e Ilhas oceânicas e Tocantins
Brasil por Zonas CardeaisBrasil numerado por Regiões

Manipulador de CWManipulador de CW

Código Morse

Samuel F B Morse

Samuel F B Morse - nascimento no dia,27 de Abril de 1791 e faleceu em, 02 de Abril de 1872.

Inventor do telégrafo e do Codigo Morse

A •-
B -•••
C -•-•
D -••
E
F ••-•
G --•
H ••••
I ••
J •---
K -•-
L •-••
M --
N -•
O ---
P •--•
Q --•-
R •-•
S •••
T -
U ••-
V •••-
W •--
X -••-
Y -•--
Z --••
0 Zero -----
1 Um •----
2 Dois ••---
3 Três •••--
4 Quatro ••••-
5 Cinco •••••
6 Seis -••••
7 Sete --•••
8 Oito ---••
9 Nove ----•
. Ponto •-•-•-
, Vírgula --••--
? Interrogação ••--••
' Apóstrofo •----•
! Exclamação -•-•--
/ Barra -••-•
( Parênteses Aberto -•--•
) Parênteses Fechado -•--•-
& E Comercial • •••
: Dois Pontos ---•••
; Ponto e Vírgula -•-•-•
= Igual -•••-
+ Adição •-•-•
- Hífen/Subtração -••••-
_ Linha Baixa ••--•-
" Aspas •-••-•
$ Cifrão •••-••-
@ Arroba •--•-•
ä •-•-
æ •-•-
à •--•-
å •--•-
ç -•-••
c -•-••
ch ----
š ----
ð ••--•
è •-••-
é ••-••
d ••-••
g --•-•
h Novo ----
h Antigo -•--•
j •---•
ñ --•--
ö ---•
ø ---•
s •••-•
þ •--••
ü ••--
u ••--
Sinal de Início -•-•-
Iniciar Transmissão Geral -•-
Iniciar Transmissão Específica -•--•
S O S •••---•••
Entendido •••-•
Entendido/Recebido/Copiado •-•
Separador dentro da mensagem -•••-
Mudar para Wabun Code
Esperar 10 Segundos •-•••
Pausa -•••-•-
Fim da mensagem •-•-•
Fim do contato •••-•-
Saindo do ar -•-••-••
Erro •••••••
-




Assista vídeo de nossa manutenção e outros em nosso canal no You Tube




Smeter PXGírias de Rádio-AmadorSmeter PX

88 = Beijo

73/51 = Aperto de mão e um abraço

Ana Maria = (AM) Amplitude modulada

Aparato = Rádio

Asa dura = Avião

Atrás do toco/Corujando/Só na escuta = Só ouvindo

Bailarina = Caneta

Baixar freqüência/Linha de 500/Fixo/ Macaco preto = Telefone

Balaio de gato = Bagunça no QRG

Barra móvel/Pé de Borracha = Automóvel

Banda lateral = Rádio c/modulação SSB

Bandeira dois = Taxi

Batente/Basquete = Trabalho, serviço

Batom a batom = Pessoalmente (ele/ela)

Batonete/Baton = Mulher

Batonete de Badalo = Homossexual/GAY

Bicorar/Modular = Falar

Bigode a bigode = Pessoalmente (ele/ele)

Bigodeira = Interferência, batimento de outra estação

Biônica = Estação sofisticada

Botina branca = Médico

Botina preta = Polícia Rodoviária

Botina/Secretária = Amplificador de RF

Break = Solicitar QRG

Bruxa = Ventania

Caixinha Preta = Rádio Transmissor

Cambio espada = Mensagem longa

Canaleta = Canal

Capacete = Sogro

Carvão = Esposo

Carga pesada/Cargueiro/18 Rolamento = Caminhão

Chá de Urubu = Café

Chá de piriquito = Chimarrão, Chá Mate

Chucrutar = Aumentar canais

Cristalografia = Família

Cristal = Esposa

Cristalina = Filha

Cristalíssima/Primeiríssima = Mãe

Cristalóide = Filho

Comer barbante = Esperar

Copiar = Escutar

Curto-circuito = Briga

Diamante = Pai

Dois metros horizontais = Dormir

DX = Contato distante

Ducha/220/ = Tomar banho

Esparadrapo = Irmão

Feiticeiro = Técnico de rádio

Ferramenta = Arma de Fogo

Filamentos = ligar/desligar rádio

Fundo de poço = Sinal fraco

Gordurames/Modular os Talheres = Comida

Grega = Viagem

Lambari = Estação fraca

Lilico = Butina, bulinear

Lindo Sol Brasileiro = LSB

Loura suada = Cerveja

Munhecada = Mancada/erro

Mosca branca = Zona de silêncio

Munheca de pau = Operador novo

Musiqueiro = Rádio AM/FM

Pára-raio = Sogra

Papai Noel = Dentel/Anatel

Pé de pato/barra náutica = Barco

Pé de sola = a pé

Perneta = Colega

Pitimbado = Doente/Quebrado

Pirambeira = Sair/Descolar

Pipoca = Afilhado

Portadora = Transmissão sem áudio

PX Maior = Deus

Quarenta Janelinhas = Ônibus

QTO = Sanitário

Reco-reco nas costelas = Abraço

Roger-Roger = Câmbio, RR

Santiago = Sinal

Shack = Local da estação

Tapete Branco = Papel

Tapete Preto = Asfalto

Terezinha Vasconcelos – Televisão

Trapizunga = Aparelhagem de transmissão

Turmalina = Namorada

Tubarão = Estação forte

TKS = Obrigado

Urubu Sai De-baixo = USB


Power MeterPower Meter


Smile HTConfirme a existência de Indicativos para sua melhor contestação




.:Acesso fácil para Boleto de pagamento do Fistel:.

- Não perca seu indicativo -



Horário das Principais Capitais do Mundo

Londres Brasil/Tóquio Paris Nova York


satelite

Melhores condições em cada Faixa de freqüência em relação a interferência Solar

Propagação e Niveis de Radiação Solar
Niveis de Ruido e Radiação Solar
Posicionamento em relação a Janela Solar

Clima e temperatura

Previsão do Tempo
Previsão do Tempo

Obs: Página e dados atualizado constantemente




Localização





Smile HTSDR da Cidade de São Paulo

Clique Iniciar áudio e escolha a frequência









Site: AnatelSite: LABRE





Brasil

Web Master TecTonny®Full HD